Desde que metade do elenco original de Vingadores se despediu do Universo Cinematográfico da Marvel, os fãs esperam ansiosamente por alguma brecha para vê-los juntos de novo. Não sabemos o que a Disney prepara para o futuro, mas os “Originals 6” (6 Originais), ou “O6” como são chamados, decidiram se juntar novamente em prol de uma boa causa.
O projeto “The Avengers in Lakota” (Vingadores em Lakota) vai relançar uma versão do filme dos Vingadores dublado em Lakota, um dialeto do povo Lakota (ou Dacota), nativo da América do Norte, que hoje vive em sua maioria nos estados da Dakota do Norte e Dakota do Sul nos Estados Unidos.
O projeto foi uma iniciativa do Grey Willow Studios & Production, um estúdio de pós produção de propriedade de nativos americanos. Graças a iniciativa do estúdio, atores do elenco de Vingadores reuniram para apoiar o projeto e gravar uma cena extra de seus personagens na língua nativa dos Lakota.
Elenco de Vingadores em reunião via zoom. Fotos por Ray Eugene TakenAlive
Segundo o presidente do Grey Willow, Mark Ruffalo foi a chave para que o projeto desse certo: “Mark Ruffalo ajudou muito nos apresentando para o estúdios Marvel e Disney. Quando começamos a conversar, nós dissemos que queríamos tudo – as gravações da nossa língua, traduções e nossos atores (de dublagem). – para ser ‘Por nativos, para nativos’. Esse é nosso lema.”
Foram cerca de 15 meses para que o estúdio conseguisse dublar Os Vingadores (2012) na língua Lakota, chegando a contratar cerca de 62 pessoas que falam Lakota para traduzir e gravar o roteiro. Enquanto isso, embora a dublagem do filme já esteja completa, ainda há planos para gravações especiais. Chris Hemsworth, Robert Downey Jr, Scarlett Johanson, Chris Evans, Jeremy Renner e Mark Ruffalo pretendem atuar em uma cena em que eles falam suas falas em Lakota. Essas gravações estão marcadas para serem feitas em fevereiro de 2024, na Califórnia.
A nova versão ficará disponível no Disney+.