O tempo passa rápido e neste mês completamos 4 anos do lançamento de Thor: Ragnarok, que atingiu os cinemas nacionais dia 26/10/2017! A terceira sequência com o herói remodelou totalmente seu personagem e trouxe um tom diferente dos dois primeiros filmes, introduzindo diálogos mais leves para as tramas de ação e apostando na comédia e improviso. Vamos relembrar o ícone com algumas curiosidades sobre o filme!
1.TREVAS
Ragnarok significa o fim do mundo, tanto para a mitolgoia nórdica quanto na adaptação dos quadrinhos, e a princípio deveria ser um filme sombrio. Seguindo a ideia de Thor: O Mundo Sombrio, originalmente, o conceito apresentava uma narrativa sinistra, e foi até considerado que em algum momento, aquele seria o roteiro mais macabro da Marvel (até porque, na teoria, todo mundo morre).
Portanto, coincidindo com a identidade do roteiro, inicialmente o logotipo do filme era mais escuro que a versão final. As letras possuíam um tom vermelho escuro e um estilo semelhante ao dos filmes anteriores do personagem.
Com o passar do tempo, no entanto, o roteiro sofreu muitas mudanças, tudo foi alterado e o filme ganhou tons mais leves e divertidos, com uma vibe de jogos arcade dos anos 80.
2.INSPIRADO EM JACK KIRBY
Mas você pode estar se perguntando: Então de onde saiu o visual colorido se Ragnarok é, literelamente, o fim dos tempos?
Em 2017, Jack Kirby, desenhista que ajudou a construir o universo da Marvel nos quadrinhos junto com Stan Lee, fez 100 anos. O designer de produção Dan Hennah revelou em entrevista ao Site da Marvel na época que Jack Kirby foi a grande inspiração para o visual de Thor: Ragnarok, se fazendo mais notável em Sakaar, o planeta do Grão Mestre (Jeff Goldblum)
“Nosso design foi parar em outro planeta – e tivemos que analisar novas formas, os tipos de roupas que eles usavam”. E aí é que Kirby entrou em cena com sua obra, ultradetalhada, futurista, viva e cheia de cores. “Pra mim, a coisa mais legal foi ver o depois, foi assistir e encontrar coisas até subconscientes ali”.
3.PLANETA HULK
O arco dos quadrinhos Planeta Hulk também serviu de base para a trama, por isso vemos o verdão no filme, coisa que incialmente não aocntece nos quadrinhos no arco do Ragnarok.
Toda a narrativa do Hulk Gladiador astro das arenas está lá, incluindo o conflito entre um gigante esmeralda mais independente (e falante) e Bruce Banner. Hulk acaba em Sakaar depois que o quinjet que ele fugiu no final de Era de Ultron é sugado por um dos buracos de minhoca que desembocam no planeta. Assim que Hulk mostra sua força na arena do Grão-Mestre e se torna um gladiador campeão, acaba conquistando uma legião de fãs.
Mais três personagens vieram de Planeta Hulk e receberam uma abordagem diferente: Korg, Miek e Grão Mestre. Korg é, inclusive, interpretado pelo diretor Taika Waititi, que deu uma cara um pouco diferente ao personagem.
“Queríamos mudar a ideia do que um cara forte feito de pedras pode ser. Ele é grande e pesado, mas com uma alma leve. Ele é amigável e engraçado”.
4.CAMPEÕES
Outra referência aos quadrinhos estão nos antigos campeões do Grão Mestre. Em um plano aberto de Sakaar, podemos ver, na torre do Grão Mestre, os rostos dos campões antigos: Ares, Homem-Coisa, Bill Raio Beta e o de Hulk, sendo construído.
Nos quadrinhos, Bill Raio Beta é um alienígena da raça korbinita que, após conseguir levantar o Mjölnir num duelo contra Thor, se tornou um dos melhores amigos do Deus do Trovão, ganhando inclusive seu próprio martelo, dado por Odin.
Segundo o Omelete, Bill tinha uma participação em Thor: Ragnarok, mas foi cortada. Na época, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, revelou que cortaram para não desperdiçar o personagem, “Nós sentimos que se não faz justiça [ao personagem] é melhor guardar para mais tarde”.
5.DIREÇÃO
Thor: Ragnarok quase foi parar nas mãos de outros cineastas. Acontece que, em algum momento, Waititi teve de competir com Ruben Fleischer (Zumbilândia), Rob Letterman (As Viagens de Gulliver) e Rawson Marshall Thurber (Com a Bola Toda). Porém, o neo zelandês Taika Waititi acabou ganhando a disputa.
Chris Hemsworht talvez tenha tido um dedo nisso. Em entrevista Chris disse que assistiu Boy, filme de Waititi, e quis conhecê-lo. “Quando eu o conheci eu disse, ‘Eu quero trabalhar com você’ e então quando apareceu essa oportunidade eu só disse ‘sim’. Isso é exatamente o que eu senti que o personagem de Thor e o mundo precisava”.
6.IMPROVISO
Waititi é famoso pela comédia com humor irônico e ácido, como visto no cult “O que fazemos nas sombras”, de 2014. Sendo assim, o diretor decidiu abraçar o que fazia de melhor, explorando o humor nas falas e nas interpretações dos atores. A intenção, dessa vez, foi apresentar um herói mais informal e humano, diferente da figura masculina estóica que foi vista anteriormente.
E buscando trazer esse humor para as telas, de acordo com o diretor, cerca de 80% dos diálogos do filme foram improvisados, a fim de construir um “humor muito solto e que soasse mais natural” entre o elenco.
A cena icônica em que Thor conta que Loki se transformou em uma cobra e então o esfaqueou quando eram crianças foi totalmente improvisada e Chris Hemsworth repetiu a cena várias vezes, mudando os animais até encontrarem qual se encaixava melhor.
7.DIETA DE CHRIS HEMSWORTH
Até hoje, Thor foi o personagem que mais exigiu músculos de Chris Hemsworth e dessa vez não foi diferente. Para ganhar massa muscular para o filme, Chris passou para uma dieta de 6 mil calorias diárias, o equivalente à 23 BigMac’s, e também aumentou a rotina de exercícios. No primeiro dia de filmagem, ele já tinha ganhado 10 quilos.
8.HELA CAPOEIRISTA
Hela, interpretada por Cate Blanchett, foi a primeira antagonista vilã feminina de todos os filmes da Marvel até então. Para se preparar para o papel, Cate buscou estudar capoeira, a fim de facilitar seus movimentos diante das cenas de ação da sua personagem.
Blanchett disse que aceitou o papel por dois motivos: primeiro, para agradar seus filhos, que são muito fãs dos quadrinhos da Marvel. O filho mais velho de Blanchett, Dashiell John Upton, sugeriu que ela aceitasse o papel de Hela, dizendo que seria um impulso na sua carreira.
O segundo motivo, foi por Taika Waititi. Cate disste à Entertainment Weekly , “Eu vi seu filme de vampiro [O Que Fazemos nas Sombras] e A Incrível aventura de Rick Baker. Eu estava tentando entender a colisão da sensibilidade dele como um diretor e o que foi feito anteriormente na franquia Thor e pensei que isso vai ser interessante, no mínimo, e pensei que poderia produzir uma conexão explosiva porque o tom de seu trabalho é tão diferente do que existiu antes. Obviamente, eles querem fazer algo novo e diferente, o que é sempre empolgante.“.
9.AS ORIGENS DE HELA
Apesar de terem mantido tudo em família, nos quadrinhos Hela não é filha de Odin, e sim de Loki. Um dos motivos para essa mudança pode ter sido a estranheza que causaria se o Loki de Tom Hiddleston tivesse uma filha já adulta. A mudança, também, interfere diretamente na história do filme e também lança um novo olhar sobre Odin em relação à paternidade, além de adicionar uma nova dinâmica entre Thor e Loki.
Parte da história de Hela no filme lembra, na verdade, a de uma outra personagem dos quadrinhos. Lá, Thor e Loki também tem uma irmã mais velha que eles não sabiam da existência, mas ao invés de Hela, é Ângela, ou Aldrif, uma guerreira de Asgard mas que foi criada no 10º reino.
10.PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Além do elenco estelar, o filme possui várias participações especiais ao longo da trama, como Matt Damon, o irmão do Chris, Luke Hemsworth e Sam Neill, que interpretam Loki, Thor e Odin, respectivamente, fazendo uma paródia dentro do filme sobre os eventos de Thor: O Mundo Sombrio.
E pelo vídeo vazado de março desde ano (2021), teremos uma nova peça em Thor: Amor e Trovão, com Matt Damon (Loki), Luke Hemsworth (Thor) e a adição de Melissa McCarthy (Hela), provavelmente narrando os eventos que culminaram na destruição da antiga Asgard.
11.STAR TREK
O que Star Trek e Thor: Ragnrok tem em comum? Bom, 4 coisas. Quatro atores de Thor: Ragnarok aparecem em pelo menos um filme de Star Trek.
Apenas Karl Urban (Skurge) apareceu na trilogia completa, interpretando o Dr. McCoy. Chris Hemsworth (Thor) foi o tenente George Kirk em Star Trek (2009), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho) interpretou Khan em Star Trek – Além da Escuridão (2013) e Idris Elba (Heimdall) interpretou Krall em Star Trek: Sem Fronteiras (2016).
12.CADÊ A SIF?
Você deve ter notado que Lady Sif (Jaimie Alexander) não deu as caras. A personagem originalmente apareceria no filme, mas o cronograma de filmagens da atriz Jaime Alexander para a terceira temporada da série de TV Blindspot entrou em conflito com o cronograma do filme, excluindo a personagem da trama.
Após sua inexplicável ausência em Thor: Ragnarok, a atriz já foi confirmada na sequência Thor: Amor e Trovão. Até o momento ainda não se tem detalhes de como a personagem será reapresentada ou se sua ausência será explicada no contexto da narrativa. A atriz inclusive já fez uma pequena participação na primeira temporada da série Loki, da Disney Plus.
13.VALQUÍRIA
Tessa Thompson encarna uma versão bastante diferente da Valquíria dos quadrinhos. O filme sugere que Brunnhilde, a tradicional personagem das HQs, existiu e morreu durante o conflito com Hela. Ela aparece nas memórias de Valquíria, sacrificando-se pela companheira.
Valquíria é conhecida em Sakaar como SR-142, uma referência a Samantha Parrington, a primeira encarnação da personagem nos quadrinhos. Apesar de ter aparecido pela primeira vez em The Avengers #83, essa versão se revelou ser um truque de Encantor, com a aparição na The Incredible Hulk #142 sendo de fato a estreia da verdadeira Valquíria.
Nos quadrinhos, Valquiria é bissexual e tem um relacionamento com a arqueóloga Annabelle Riggs. Ainda não se sabe se a personagem aparecerá no MCU, mas Thompson gostaria que isso acontecesse, e foi ela mesma que sugeriu a Waititi que fizesse sua personagem bissexual. Inclusive, chegaram até a gravar uma cena que deixaria isso implícito, mas foi cortada na edição final do filme.
14.AUSTRÁLIA
Diferente da maioria das produções da Marvel Studios que são gravadas em Londres ou Atlanta, Thor: Ragnarok foi gravado em Brisbane, Austrália, e foi tudo ideia de Chris Hemsworth, australiano. A produção contribuiu para a economia local e geração de empregos na região.
“Quando vi que iríamos rodar Thor 3 em Londres ou em Atlanta sugeri: Olha, a Disney acabou de rodar Piratas do Caribe na Austrália, não podemos fazer o mesmo? Então fizemos. É bom dormir na minha própria cama e estar a uma hora de casa. Não precisamos dividir a família. Então é ótimo”, disse Chris, que mora a cerca de 1h de Brisbane.
15.MEGA PRODUÇÃO
Como todo filme da Marvel, Ragnarok também foi uma mega produção. Para o filme, foram criados 2.500 trajes, feitos com materiais da Austrália e criados por Mayes Rubeo ( Avatar, Apocalypto, A grande muralha ), uma das designers de vestuários mais famosa da Indústria.
Diferente de muitos filmes do estúdio que são gravados em ambientes fechados e com chroma key, Ragnarok contou com 24 cenários físicos, que transformou completamente a dinâmica das filmagens. Os cenários de Asgard Piazza e Sakaar possuem juntos, o mesmo tamanho de dois campos de futebol americano. A produção levou mais de quatro meses para construí-los com uma equipe de mais de 450 pessoas em seu momento mais numeroso.
16.REFERÊNCIAS NATIVAS
Taika Waititi quis fazer mais que um filme filmado na Austrália, mas um filme que tivesse referências diretas do país. Sendo assim, ele fez questão de espalhar pequenos Easter Eggs aos povos nativos da Austrália e Nova Zelândia. Por exemplo, a nave que eles fogem de Sakaar tem as cores da bandeira Aborígene (preto, amarelo e vermelho), povo nativo da Austrália. A nave da Valquíria também faz referência à bandeira Maori, povo nativo da Nova Zelândia, nas cores preta, branca e vermelha.
17.SIMPATIA COM OS FÃS
Durante as filmagem em Brisbane, Austrália , Chris Hemsworth e Tom Hiddlestonfaziam uma pausa nas filmagens para cumprimentar os fãs, dando autógrafos e fazendo algumas selfies, sempre se mostrando bem simpáticos e atenciosos com os fãs nesses momentos.
Chris Hemsworth chegou até a comprar pizza e distribuir entre o público que acompanhava as gravações. Duncan Jones, o chefe dos locais de produção, ficou encarregado de comprá-las e Chris ajudou na distruibição.
Durante as gravações, Chris e Tom Hiddleston também fizeram uma visita ao Hopistal Infantil Lady Cilento em Brisbane, alegrando os pequenos fãs que estavam internados. Chris e Tom também doaram objetos que usaram na gravação, como um dos martelos e a roupa do Loki.
18.UM AMIGO DO TRABALHO
A icônica frase “He’s a friend from work” ou, “Ele é um amigo do trabalho”, que Thor fala quando reencontra Hulk na arena não estava no script. Na verdade ela foi uma sugestão de uma criança do Make a Wish que tinha ido visitar o set. O Make a Wish é uma fundação sem fins lucrativos que ajudam crianças com doenças graves a realizarem seus desejos.
19.NOVO VISUAL
Depois de anos interpretando o personagem, Chris Hemsworth já estava cansado de interpretar Thor do mesmo jeito. “Eu estava exausto do que estava fazendo, e um pouco desanimado com o que estava mostrando lá. Eu senti que me coloquei em uma caixa com o que esse personagem podia fazer. Então em Ragnarok foi sobre quebrar todas as regras”. Cortar o cabelo do personagem também foi ideia de Chris, que já estava cansado de ficar horas todos os dias para colocar o cabelo comprido, que era uma peruca.
O visual foi condizente inclusive com o visual de Thor no quadrinhos da ´época. Onde o herói não só tinha perdido seu martelo, como também usava o cabelo curto pela primeira vez.
20.SUCESSO
Thor: Ragnarok foi muito bem na sua trajetória nos cinemas em números de bilheteria. O filme atingiu a marca dos US$ 816 milhões, arrecadando 854 milhões até o final. O número é significativamente superior aos dois primeiros longas do Deus do Trovão, Thor fez US$ 449 milhões e Thor: Mundo Sombrio ficou com US$ 644 milhões na bilheteria total.
Thor: Ragnarok está disponível para ser assistido no Disney+.
Esse post é parte da série Arquivo Hemzy feita no nosso twitter, @ChrisHBrasil
Texto por Bruno e Fernanda