Resgate (2020), Extraction na versão original, se tornou uma grata surpresa no catálogo da Netflix, oferecendo uma ação frenética, uma narrativa ágil e acabou se tornando um dos filmes mais vistos da plataforma. Enquanto sua sequencia não chega, vamos de curiosidades sobre o primeiro filme!


1.DIRETOR


Sam Hargrave é o diretor do filme, e este é seu primeiro trabalho dirigindo um longa. Apesar do seu nome não ser tão conhecido pelo grande público, é nos bastidores que o diretor é famoso.

Foto de Chris Hemsworth - Resgate : Foto Chris Hemsworth, Sam Hargrave -  AdoroCinema

Hargrave possui uma carreira extensa como dublê de atores de ação e como coordenador do departamento de dublês em filmes da Marvel. Em seu currículo, há sucessos de bilheteria como os filmes da saga “Vingadores”, além do filme de ação “Atômica”, estrelado por Charlize Theron. Essa experiência de dublê contribuiu para a entrega de boas cenas e coreografias bem realistas na hora das gravações. Hargrave também fez uma ponta no filme, vivendo um dos mercenários da equipe de Tyler Rake.

Firearms and Gun Handling of "Extraction" with Chris Hemsworth -The Firearm  Blog


2.INSPIRADO NUMA HQ


Antes de ganhar vida na Netflix, os irmãos Russo já tinham planos para tornar Resgate um longa. O projeto é uma adaptação da graphic novel “Ciudad”, que a dupla criou junto com Ande Parks. Para o filme algumas mudanças foram feitas. A ambientação, por exemplo, mudou. Na versão original, a história se passava numa cidade paraguaia (que dá nome à HQ).

Ciudad | Amazon.com.br

“Ciudad” se passa em Ciudad el Este, Paraguai, e não em Bangladesh. Descrita nos quadrinhos como “um cidade relativamente sem lei e cheia de corrupção que abrange o Paraguai, o Brasil e a Argentina “, Ciudad del Este é conhecida por ser o “Oeste Selvagem” da América do Sul, tornando-se o cenário perfeito para uma história em quadrinhos de ação sobre gângsteres e mercenários. Não está totalmente claro no entanto por que o cenário foi alterado para o filme, embora possa ter sido o resultado de incentivos fiscais de produção favoráveis ​​(as filmagens ocorreram na Tailândia, Índia e Bangladesh), ou um desejo da parte da Netflix de atrair os mercados do sul da Ásia.

Seja qual for o motivo da mudança de local entre a graphic novel e o filme, a cidade de Dhaka foi escolhida como substituta de Ciudad del Este e desempenha um papel igualmente importante para a trama. Antes de ser chamada de Extraction, a adaptação para o cinema era na verdade intitulada Dhaka. Classificada pela The Economist em 2017 como uma das dez cidades mais perigosas do mundo, Dhaka serve como um cenário adequado para a adaptação da história dos quadrinhos, e com alguns ajustes nos nomes dos personagens.


3.O SEXO DOS PERSONAGENS


Além da ambientação ter sido alterada para o longa, outra importante mudança foi feita a respeito do personagem Ovi (Rudhraksh Jaiswal), que na graphic novel é uma jovem (quase) adulta, em vez de um jovem adolescente, chamada de Eva Roche.

Tyler Rake: Extraction - HIGHLIGHTZONE

Em Ciudad , Ovi é uma garota de 18 anos chamada Eva Roche, mas as circunstâncias de seu sequestro são muito semelhantes as de Ovi no filme. Eva está do lado de fora de um clube quando seus sequestradores (vestidos com uniformes da polícia) chegam e atiram em seu namorado antes de capturá-la. Dessa forma, Eva, sendo uma jovem adulta em vez de um jovem adolescente, de forma previsível, acaba criando um vínculo meio romântico com Tyler, chegando até a se beijarem antes de se separarem.

A mudança na idade e gênero do jovem Ovi, acabou construindo um background na historia de Tyler com relação a trágica morte precoce de seu filho que não está presente na história em quadrinhos. Em vez de Tyler desenvolver sentimentos românticos, no filme ele acaba construindo uma relação de proteção paterna em relação a Ovi, tentando salva-lo, diferente do seu próprio filho, a quem ele não foi capaz de salvar.


4.LOCAÇÕES


Como dito, ao adaptar Ciudad para a tela, Joe Russo decidiu mudar o cenário da trama da América do Sul para Índia e Bangladesh. As buscas para locações começaram em 2018 e até mesmo a Austrália foi considerada. A cidade de Dhaka foi usada por 2 semanas, servindo de inspiração para profissionais de diferentes áreas da produção do filme.

As filmagens ocorreram na região da cidade de Ahmedabad, na Índia, por 20 dias, e depois na Tailândia, por 58 dias.  O lugar escolhido para cena final na ponte é chamado de Lat Bua Khao Bridge. No pequeno vilarejo de Tha Pha, no distrito de Ban Pong, a cerca de 80 km de Bangkok. A ponte que aparece no filme é a Lat Bua Khao Bridge.


5.PRODUÇÃO


Resgate foi o primeiro filme produzido em conjunto com a produtora de Chris Hemsworth, a Thematic Entertainment. Além deles, Joe e Anthony Russo também participaram da produção do filme com a própria produtora deles, a AGBO.


6.AS CENAS DE AÇÃO


Um dos maiores desafios do filme foi a sequência de 11 minutos criada para parecer um único take, incluindo várias perseguições de carro, colisões, combate corpo a corpo, travessias de cortiços, corridas e saltos entre telhados, tudo filmado em uma comunidade densamente povoada.


Sam Hargrave chegou a ficar amarrado ao capô de um Polaris Ranger 1000 com uma câmera na mão para um plano-sequência de perseguição. O take dura uns 30-40 segundos, depois o diretor salta e passa para o banco de trás do carro enquanto ele ainda está em movimento.

Ao todo, 20 pontes na Índia e 72 pontes por toda a Tailândia foram visitadas em busca da ponte perfeita para o filme. Foram 132 veículos reunidos, entre eles 14 picapes e SUVs, 40 sedãs (dentre eles viaturas policiais), 19 caminhões leves e vans, 12 caminhões pesados (inclusive um veículo militar blindado), 5 ônibus, 22 motos, 18 tuk-tuks e 7 riquixás.


7.THE ROCK IRIA ESTRELAR


Já imaginaram o Dwayne Johnson, o The Rock, interpretando Tyler Rake? O ator foi especulado para o papel bem no inicio da pré-produção do longa. Porém, as negociações acabaram não indo adiante e Dwayne Johnson acabou embarcando em outras franquias como Velozes & Furiosos e Jumanji.

The Rock diz que está motivado com a diferença de bilheteria entre Jumanji  e Pantera Negra - NerdBunker


8.TATUAGENS


Em uma das cenas do filme, Chris aparece com o Vegvisir tatuado nas costas, um antigo símbolo usado pelos Nórdicos como uma bussola viking quando se aventuravam pelo mar, ou como uma runa que concedia proteção (de Odin). Pegou essa referencia? 

UniquelyMe — chrishemswrth: CHRIS HEMSWORTH as TYLER RAKE in...

O interessante é que existe uma conexão das tatuagens do Chris em Extraction com o personagem Thor. Quem projetou as tatuagens, assim como a maquiagem em outros aspectos, foi uma pessoa envolvida no meio criativo da Marvel Studios. Seu nome é Matteo Silvi, artista de maquiagem de todos os filmes dos Vingadores e que tem trabalhado muito com Chris também. Em entrevista ao The Credits, da Motion Picture Association, Silvi diz que colaborou também com a artista gráfica Virginia Lorenzetti para projetar cerca de uma dúzia de desenhos de tatuagens originais para Hemsworth no filme e disse que o  próprio Chris havia participado da elaboração dos desenhos.


9.PREPARO FÍSICO


Interpretar Tyler Rake exigiu muito físico e boa forma durante todas as gravações do filme para dar conta de muitos ensaios e treinos para perseguição e lutas corpo a corpo entre varandas, telhados, labirintos urbanos e até mesmo bueiros. Tudo isso em meio a um cenário caótico das ruas de Dhaka, capital do Bangladesch, que não parou para as gravações.

Extraction 2 Confirmed at Netflix - Den of Geek

Devido ao ritmo frenético das gravações de Resgate, Chris Hemsworth e o seu duplê Bobby Hanton tiveram de encontrar alternativas aos seus treinos de costume. Bobby Hanton é dublê de Chris há anos, os dois trabalharam juntos em 12 filmes em nove anos e é responsável por gravar as cenas mais perigosas do ator em todos os filmes dele no Universo Cinematográfico Marvel e em outras produções

Bobby e Chris seguiram a orientação do personal trainer Luke Zocchi, e partilharam a rotina de exercício que ambos fizeram durante as filmagens na Índia. A rotina de treinamento consistia basicamente em fazer 20 flexões e 20 agachamentos com intervalos de uma hora. No caso deles, que estavam no set das 8h às 18h completavam 200 flexões e 200 agachamentos ao longo de um dia. Bem intenso não é mesmo?


10.O CLIMA NOS BASTIDORES


Enquanto acontecia o ritmo frenético das gravações, assim que os atores podiam, faziam dos intervalos momentos de descontração e amizade, onde sempre surgiam fotos descontraídas e divertidas. Um dos mais entusiasmados era o ator Rudhraksh Jaiswal, que ficou extremamente encantado com a humildade e carinho que Chris possuía nos bastidores.

Chris Hemsworth sends birthday wishes across the globe to our young star Rudhraksh  Jaiswal

Rudhraksh comentou em uma entrevista que você pode conferir aqui no site, que Chris o ajudou em vários momentos e que lhe deu varias dicas durante o processo de filmagens.

‘’Chris é muito solidário e prestativo. Ele me ajudou em cada estágio da gravação, seja durante as cenas ou depois das gravações. Nós dois fizemos muitas sessões de leitura de script juntos, ele me ensinou entrega de diálogo, como fazer as pausas corretamente, modulação de voz.’’

Rudhraksh ainda afirma que o clima nos bastidores sempre foi divertido e que ele e o Chris construíram uma ótima parceira dentro e fora das câmeras

‘’…Sempre que a gente ia mais cedo para as filmagens, todos os dias costumávamos jogar futebol e eu sempre era do time do Chris. Daí nós costumávamos nadar bastante também. Nós fizemos ginástica em baixo d’água, jogamos vôlei e Chris e eu apostamos corrida a nado! No set tinha uma atmosfera bem divertida…’’


11.O FINAL


No rascunho original do roteiro de Extraction, Tyler morria após cair da ponte com vários ferimentos a bala. No entanto, após as exibições de teste, a reação do público foi dividida, com alguns satisfeitos por ele ter completado seu arco de personagem e se sacrificado, e outros esperando que ele sobrevivesse. A decisão foi tomada para deixar o destino de Tyler ambíguo, com uma cena final de Ovi pulando em uma piscina e emergindo para olhar para uma figura que o observava, uma figura que se parece muito com Tyler. 

Em entrevista ao Collider, o diretor Sam Hargrave contou que o final original escrito por Joe Russo deixava bem claro que Tyler Rake (Chris Hemsworth) morria em sua missão.

“Nós tínhamos essa versão, fizemos testes, mas não foi surpresa ver que muitas pessoas queriam que o personagem vivesse, enquanto outras queriam sua morte. Estava dividido ao meio. Queríamos alcançar o maior número de pessoas possíveis, sem compromissar a integridade da história.”


12.O FINAL NOS QUADRINHOS


Em contraste com esse final, Ciudad deixa bem claro que Tyler ainda está vivo no final da história. Depois de cair no rio, ele acorda em uma cama na Argentina, onde está sendo tratado por seus ferimentos. Depois de conseguir saber que Eva está bem, ele consegue enviar a ela um valor em dinheiro pra que ela fuja.

Dessa forma, ela passa a adotar a identidade de “Natalia” e é vista pela última vez tendo uma aula de escultura em Paris, provavelmente tendo feito uso do dinheiro que Tyler lhe enviou. Isso provavelmente mudou no filme porque Ovi é mais jovem do que Natalia e não seria capaz de viver sozinho da mesma maneira. No entanto, a cena em que ele pula na piscina bem no final representa um tipo de libertação semelhante à fuga de Eva, com Ovi se libertando do medo e das incertezas que sentiu no início do filme.


13.SUCESSO


Resgate acabou se tornando um dos maiores sucessos da Netflix, conquistando o recorde de maior estreia na plataforma. Desde que foi lançado, rapidamente tornou-se um dos longas mais aclamados de 2020, trazendo uma história explosiva e emocionante. A produção chegou a marca de 90 milhões de visualizações em menos de duas semanas


14.CONTINUAÇÃO


Devido ao sucesso estrondoso, a Netflix decidiu fazer uma sequência do filme que não estava planejada. O anúncio oficial foi feito no evento online TUDUM, dia 25 de Setembro. No evento, Chris agradeceu aos fãs e disse que a sequência só está sendo possível devido à ótima receptividade do filme. Ainda sem data de estreia, o filme começa a ser gravado ainda esteve ano, com previsão de chegar à plataforma de streaming no ano que vem.


Resgate está disponível para ser assistido na Netflix.
Esse post é parte da série Arquivo Hemzy feita no nosso twitter, @ChrisHBrasil

Postado por Fernanda em 19 de outubro de 2021 às 13:16
Twitter

Chris Hemsworth on the set of Crime 101 in Los Angeles, California - November 07. 🥵

2

Chris Hemsworth e Halle Berry no set de "Crime 101" ontem (07) em Los Angeles. ❤

4

Carregar mais
Próximos Lançamentos.

Limitless: Temporada 2 Sem data
Thor 5 Sem data
Vingadores 5 2027

As datas com ( * ) correspondem ao lançamento no exterior.
  • O Chris Hemsworth Brasil não representa o ator Chris Hemsworth e não possui vínculo com o mesmo ou seus agentes. As opiniões expressas aqui não representam necessariamente as opiniões do ator.