Fonte: Empire UK
Tradução livre
Chris Hemsworth, como muitos de nós, viu Estrada da Fúria em 2015 no cinema (o Electric em Notting Hill, pra ser preciso). Como muitos de nós, ele saiu cambaleante e atordoado, animado pelas possibilidades do cinema. Como muitos de nós, ele queria trabalhar com George Miller. Ao contrário de muitos de nós, ele fez acontecer.
Por volta de 2020, Hemsworth se viu em uma sala com Miller, um homem cujos filmes adornaram sua infância na Austrália. E, embora Hemsworth já tivesse passado da audição há muito tempo, ele percebeu que estava fazendo exatamente isso. “Foi meio desesperador estar de volta àquele tipo de espaço e realmente sentir que estava tendo que me promover”, diz o ator. “Saí da reunião e não tinha 100% de certeza, mas tinha quase certeza de que ele disse: ‘Adoraria que você fizesse o papel’”.
Esse papel era, claro, Dementus. Em termos de história, Miller diz que Furiosa é “levada para o mundo de Wasteland” pelo personagem, que parece ser o senhor da guerra que a roubou de sua família. Nos anos seguintes, ele, junto com sua gangue itinerante de motociclistas, serviu como uma espécie de figura paterna f*dida. “Acho que é assim que ele se vê”, diz Hemsworth. “Acho que há uma qualidade e natureza paterna no relacionamento aos olhos dele. [Furiosa], tenho certeza, argumentaria até a morte o completo oposto.” (Taylor-Joy descreve o relacionamento assim: “É quase como se você estivesse lutando para que ela se tornasse ele. Quando você vê o que ela está vivenciando, há uma parte de você que quer que ela se entregue a isso.”)
Seja como for, esse cara é problema. “Ele é um indivíduo horrível”, diz Hemsworth, está a uma galáxia de distância de Thor. “Ao longo de todo o filme, continuamos pensando: ‘Isso é maldade, mas qual é a intenção por trás disso?’ Não é apenas uma insanidade sádica. Há um propósito real, as rodas estão girando, ele está tramando e planejando e dez passos à frente de todos os outros.”
Isso inclui uma versão mais jovem do Immortan Joe, com quem Dementus parece destinado a bater de frente. “Ambos estão tentando se entender”, diz Hemsworth. “Immortan Joe provavelmente está pensando: ‘Esse cara é louco ou está fingindo ser louco?’ Eles são inimigos? Como o relacionamento deles evoluiu?’”
Em Furiosa, o Immortan – interpretado de forma memorável em Fury Road por um mascarado Hugh Keays-Byrne – está em sua pompa, governando a Cidadela, com seu suprimento de água doce, enquanto ele cria uma espécie de sociedade funcional, graças a ter estreitado laços com as vizinhas Bullet Farm e Gastown. “Isso abrange o design do mundo”, explica Miller. “É uma mini versão do mundo em que vivemos hoje, e talvez sempre vivemos, e quem sabe o que vai acontecer no futuro?”
Nessa pequena cenário feliz, harmonioso e profundamente hediondo surge Dementus, rugindo em sua carruagem de motocicleta com Furiosa e milhares de membros de gangue juntos, pronto para estragar os planos e desafiar o domínio do Immortan. Infelizmente, Keays-Byrne faleceu em 2020, mas o Immortan vive em Furiosa graças ao ator australiano Lachy Hulme. Estudante dos filmes Mad Max e grande amigo de Miller, Hulme já havia sido escalado para o papel de Rizzdale Pell, um membro caolho da gangue de Dementus. Mas depois que Keays-Byrne faleceu, Hulme perguntou o que Miller estava planejando fazer com o Immortan. “Ele disse: ‘Provavelmente vou conseguir um dublê’”, lembra Hulme. “Eu disse: ‘Bem, alguém precisa apoiar Hugh. Alguém precisa homenagear esse grande homem. Eu posso fazer isso. Eu posso fazer a voz. E está tudo nos olhos.’”
Miller inicialmente hesitou e apenas deu luz verde a Hulme durante as filmagens. “Ele disse: ‘Você quer fazer isso?’ Eu disse: ‘Por que você demorou tanto? Você finalmente descobriu que este filme não vai render um dólar até que você tenha o dobro de Lachy Hulme nele!'”
Hemsworth, que tem a sorte de se parecer, bem, com Chris Hemsworth, passava quatro horas de maquiagem todas as manhãs na tentativa de se parecer menos com Chris Hemsworth. Com longos cabelos negros, uma grande barba espessa e um nariz torto, Dementus parece o que é: alguém que foi forjado nos fogos selvagens e irradiados de Wasteland. “Durante a primeira semana, eu pensava: ‘Puta merda, quem é esse?’”, Diz Hemsworth. “Queríamos que fosse chocante.”
Hulme, que insiste em chamar Miller de ‘Doutor George’ como um aceno ao status de Miller como um verdadeiro homem treinado em medicina, afirma ter sido impactado pela aparência de Dementus. “Inicialmente, o nariz dele era baseado no meu”, ri o ator. “Mas parecia muito com o meu nariz, então colocaram uma protuberância no topo dele. Mas quando fui escalado para o papel do Immortan com abdômen falso, disse a Chrissy Hemsworth: ‘Eles te deram meu nariz, mas eu peguei seu abdômen’”.
Quando relembra as filmagens em 2022, Hemsworth não consegue deixar de rir. “A biga é a máquina mais selvagem que já dirigi e adorei cada segundo”, diz ele. “Quero dizer, estava pendurado em um guindaste numa hora, e depois sendo carregado em um caminhão monstro, e então, no caminhão monstro, alguém me solta de um arnês e o caminhão gira e queima. Como este mundo vem de um dos indivíduos mais gentis, eu nunca saberei…”