O filme nem chegou a estrear, pois estreia amanhã, dia 1º, e as críticas já estão aí…Essa é a primeira que leio e estou compartilhando com vocês. Segundo o título Branca de Neve é um filme sombrio para crianças. Lendo a sinopse e assistindo aos trailers lançados nós podemos ver muito bem que não é lá um filme muito infantil, como o Branca de Neve que estamos acostumados a assistir por aí, com sete anõezinhos cantando “pra casa agora eu vou”. O filme é mais ao estilo de Alice, lançado a uns dois anos atrás, em que Alice retorna ao país das maravilhas (com Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco). Segue alguns trechos da crítica feita pelo Terra – Cinema:
“Na trama de Rupert Sanders, as diferenças começam com os protagonistas: são oitos anões, e com nomes inspirados em imperadores romanos; o espelho não reflete nada e é um objeto redondo e dourado; a princesa continua bela e com um coração puro, mas desta vez é uma guerreira; e não é o beijo do príncipe que salva a princesa da morte.
Na tentativa de ser sombrio, o novo longa adapta o conto de fadas para um cenário de Idade Média. A rainha má e bruxa Ravenna, interpretada por Charlize Theron, planeja conquistar o reino da Inglaterra, mas para isso precisa consumir o coração da bela Branca de Neve, da atriz Kristen Stewart (famosa pela saga Crepúsculo), para assim atingir a imortalidade e a beleza máxima. Voltando às semelhanças: Ravenna chegou ao trono depois de se casar com o pai de Branca de Neve, e que ela mesma matou.
Os dois pontos altos ficam a cargo dos personagens e interpretações de Hemsworth e Theron. O primeiro se destaca com o lado ora machão, ora sensível e com algumas tiradas boas. Já Theron está bem no papel, tem pulso para a personagem, e faz caras e bocas como ninguém. Com muito talento, ela estará nas telonas para provar mais uma vez que os vilões podem ser o grande trunfo de uma trama.
Kristen Stewart, por sua vez, é quase a mesma que vemos na saga Crepúsculo, principalmente nas cenas de ação e nos olhares em que tenta passar alguma emoção. Espertos, diretor e produção nem tentaram forçar a interpretação dramática da atriz e deixaram que ela ficasse ofuscada pelos trabalhos de Theron e Hemsworth. Para Kristen, basta ser a protagonista.
O maior problema, porém, será encontrar seu público ideal. Branca de Neve o Caçador possui um lado muito mais sombrio do que a fábula original. De forma aventureira, o longa ressalta os mesmos valores de justiça, respeito e igualdade, mas que colocados nesses cenários da narrativa ficam em segundo plano para os adultos. A esperança pode estar nos adolescentes fãs de Kristen e de seu trabalho ao lado de Robert Pattinson e Taylor Lautner.”