Chris Hemsworth foi capa da revista Body+Soul de outubro e concedeu uma entrevista exclusiva. Confira a entrevista traduzida a seguir.

Matéria original: Body and Soul. Tradução livre por Chris Hemsworth Brasil

É uma experiência desorientadora falar com uma estrela da magnitude de Chris Hemsworth. Claro, há as armadilhas superficiais com as quais se deve ter cuidado: evitar uma encarada de seus olhos azuis elétricos e lutar para prestar atenção em meio ao timbre profundo de sua voz famosa. Além da aparência e do charme, há uma luta igual para discernir a ficção da realidade ao falar com uma figura tão onipresente na cultura popular.

Tendo aparecido como Thor nove vezes no Universo Cinematográfico Marvel, Hemsworth tem sido uma presença comum nas telonas desde seus primeiros dias em “Home and Away” até sua recente atuação como Dementus em “Furiosa: Uma Saga Mad Max”. Hemsworth ama uma franquia icônica tanto quanto o público ama vê-lo estrelar nelas. E então, enquanto conversávamos em uma noite na cidade de Nova York, fiquei surpreso ao me deparar com outra variante mais rara de Hemsworth: o fundador.

Hemsworth ainda mantém um ar de estrela de cinema – afinal, enquanto conversamos, ele está a caminho de Jimmy Kimmel para promover seu último projeto, “Transformers One”. No entanto, nos conectamos para falar sobre talvez sua maior paixão: saúde e bem-estar.

Nosso bate-papo marca um verdadeiro ponto de virada para Hemsworth em termos de saúde. Já faz cinco anos desde que ele lançou o Centr, seu aplicativo de bem-estar e fitness, em um mercado que foi abalado politicamente, economicamente e pela pandemia. O período foi igualmente agitado para Hemsworth em um nível pessoal. Desde o lançamento do aplicativo, o pai de três filhos completou 40 anos, reviveu Thor, passou um ano se recuperando de uma lesão nas costas e aceitou uma predisposição genética diagnosticada para a doença de Alzheimer.

No entanto, apesar das mudanças em andamento em sua vida, Hemsworth nunca esteve tão otimista sobre sua saúde. “O cenário imaginado é sempre pior do que a realidade”, ele reflete sobre sua clareza recém-descoberta. “Quando você está inventando ou criando todos os tipos de resultados desastrosos para as coisas, é muito difícil tomar decisões claras com qualquer precisão. É nos momentos mais silenciosos de reflexão e quietude que posso tomar decisões com base em propósito e motivação reais.”

Essa abordagem tanto para a saúde quanto para os negócios garantiu que os raios continuarão a cair para o deus do trovão.

Avante Vingadores

Como qualquer fã de Hemsworth entenderá que, não importa quão grande seja o herói, ele não é nada sem sua arma secreta. Para Thor, essa arma é Mjölnir, seu martelo. Para Hemsworth, é o melhor amigo que virou treinador, Luke Zocchi. Sem dúvida, o personagem principal no universo de saúde de Hemsworth, Zocchi tem sido o homem por trás da construção do corpo de Thor (e de inúmeros outros personagens) por mais de 12 anos.

A dupla é próxima desde os seis anos de idade, forjando uma amizade que não apenas sustenta seu sucesso, mas o sustenta, de acordo com Hemsworth. Enquanto as piadas fluem livremente entre os dois, eles encontraram um equilíbrio que garante que os resultados alcançados sejam sempre divinos.

“Faz o tempo passar mais rápido se houver um pouco de zoação”, diz Hemsworth sobre a dinâmica deles na academia. “Acho que sempre tem que ter diversão no treinamento.”

Zocchi não é apenas a arma secreta de Hemsworth, mas literalmente uma arma no sentido físico, operando sob o mantra de “Faça o que eu digo e também o que eu faço”. Parte de seu trabalho requer a manutenção de um nível básico de condicionamento físico, alto o suficiente para que ele esteja pronto para se juntar a qualquer número de disciplinas atléticas para treinar ao lado de Hemsworth, a qualquer momento.

Quando Hemsworth está se preparando para Thor, por exemplo, Zocchi não apenas cria os programas, mas também vai round por round, set por set e rep por rep com o peso-pesado de Hollywood. Ambos são abertamente competitivos, e os anos de amizade deram a Zocchi insights que poucos treinadores conseguem com seus clientes.

“Tem uma coisa sobre Chris”, diz Zocchi com um sorriso de marca registrada, um aviso que ele está prestes a contar alguma coisa. “Fazer o tipo sargento instrutor não funciona de jeito nenhum. Ele é supercompetitivo. Se eu dissesse que faríamos 50 flexões na barra e 50 flexões no chão, ele inventaria uma lesão como desculpa para não fazer. Então, eu digo a ele: ‘Tudo bem, você não precisa fazer isso, mas eu vou fazer.’ E então, se eu fizer as flexões, ele sempre fará mais do que eu.”

Hammer Time

Apesar de décadas de vida saudável, foi somente em 2017 que a ideia de um aplicativo surgiu para Hemsworth. Ele mais uma vez ganhou músculos para interpretar Thor em “Thor: Ragnarok”, e muitos se maravilharam com sua habilidade de esculpir um físico divino novamente. Um aplicativo parecia uma extensão natural de sua vida, uma oferta contínua além de sua já significativa contribuição ao cinema.

“Muitas pessoas me perguntavam como eu ganhava músculos ou como perdia peso para os papéis”, ele lembra.

“Tive acesso a muitas pessoas diferentes, desde grandes nutricionistas e treinadores com metodologias diferentes, e então pensei: ‘Não seria ótimo reunir tudo isso?’ – toda essa expertise em um só lugar, em uma plataforma que estivesse disponível para pessoas do mundo todo, para dar acesso às ferramentas e às pessoas incríveis com quem pude trabalhar ao longo dos anos.”

Por sua própria admissão, Hemsworth nunca se propôs a ser fundador de um negócio de bem-estar ou de tecnologia. “Criar o Centr não foi eu querendo começar um negócio ou uma empresa e depois ver o que se encaixava. Foi meio que o contrário. Parecia autêntico por causa do meu amor por saúde e condicionamento físico.”

Embora não seja seu papel mais reconhecível, chamar Centr de uma atividade paralela para Hemsworth seria redutor, especialmente considerando que é seu próprio estilo de vida que aliemnta a operação. Ele sempre quis ter a chance de falar sobre condicionamento físico, nutrição e atenção plena, e parecia destinado a ter um lugar no alto escalão da saúde, de uma forma ou de outra.

A primeira versão do aplicativo foi lançada em 2019 e alcançou níveis sem precedentes de interesse de fãs ao redor do mundo, ansiosos para ganhar um físico da Marvel. Impulsionado por mais uma aparição como Thor em “Vingadores: Ultimato”, o Centr foi um sucesso instantâneo, lançando com uma seleção com curadoria de especialistas que refletiam sua rotina na época, com disciplinas incluindo levantamento de peso, ioga, HIIT, boxe e nutrição.

Em março de 2022, o aplicativo foi adquirido pela HighPost Capital, cofundada pelo irmão mais novo de Jeff Bezos, Mark. A aquisição não foi barata, com a Bloomberg relatando na época que a empresa estava avaliada em mais de US$ 295 milhões.

Foi durante esse período que Hemsworth teve a oportunidade de combinar suas duas paixões — saúde e atuação — em parceria com a National Geographic, em sua série documental “Sem Limites com Chris Hemsworth” (Limitless with Chris Hemsworth), onde a estrela viaja pelo mundo investigando protocolos de bem-estar e longevidade.

Durante as filmagens, Hemsworth passou por testes genéticos que revelaram que ele tem duas cópias do gene APOE4, uma indicação de que ele tem de oito a dez vezes mais probabilidade de desenvolver Alzheimer. Embora não seja um diagnóstico, isso fez a estrela diminuir o ritmo e forneceu outra dimensão ao seu quadro de saúde em evolução.

Apesar das notícias, a estrela de Hemsworth nunca brilhou tanto, e foi exatamente por isso que ninguém poderia prever seu próximo passo: ele fez uma pausa.

Amor Próprio e Trovão

“Eu ia de trabalho em trabalho e ficava estressado”, diz Hemsworth sobre a vida antes de desacelerar.

“Eu sempre estava dando 20 por cento a mais do meu tempo. Às vezes, acabava sendo excessivo, e às vezes tinha um baixo retorno.” Ele chegou à conclusão de que seu estilo de vida não era sustentável sem alguma correção e tirar um momento para, bem, centrar-se.

As férias sempre foram planejadas; uma oportunidade de passar tempo com sua esposa Elsa Pataky e seus três filhos, surfando, andando de moto e a cavalo em seu idílico complexo em Byron Bay.

“Quando tem calmaria em meio à tempestade, acho que é muito mais fácil navegar entre família e trabalho. Pode ter um projeto que eu adoraria, mas fazê-lo significa menos tempo em casa. Alternadamente, posso ver que fiquei em casa o suficiente para sentir que não vou trabalhar e me sentir culpado por ter que ficar em casa. E esse é o tipo de conversa diária que todos nós temos em nossas vidas, esteja você neste negócio ou em outro.”

E embora a família fosse a prioridade durante seu período de descanso, o momento não poderia ter sido melhor, permitindo que Hemsworth se recuperasse de uma lesão nas costas sofrida quando ele estava filmando Thor: Love and Thunder. No entanto, as notícias do hiato, a descoberta do APOE4 e sua lesão coincidiram, criando uma tempestade perfeita de fofoca para os meios de comunicação, todos muito interessados ​​em confundir as narrativas separadas. A internet começou a trabalhar.

“Chris Hemsworth está se aposentando!” veio o grito. Ele não estava. Em vez disso, foi um retorno ao lar após uma década intensa de trabalho constante, e agora ele está colhendo as recompensas. Hemsworth está prosperando atualmente, conseguindo equilibrar o tempo vital da família com a malhação para Furiosa, dando voz ao Optimus Prime em Transformers, se comprometendo com a segunda temporada de Limitless e expandindo continuamente o Centr — tudo isso não teria sido possível sem tempo para refletir e uma injeção de atenção plena.

“Sou capaz de pensar com mais clareza”, diz Hemsworth. “A coisa que você vai se agarrar é o que você acha que é uma paixão e você encontra prazer, e se cercar de pessoas que você gosta. Tenho mais clareza quando estou trabalhando e o que meu trabalho exige.”

Hemsworth logo descobriu uma receita para recuperação após uma década levando seu corpo aos limites da capacidade humana.

“O caos, que foi em grande parte autoinfligido internamente, afetou todo o meu organismo. Sei que isso parece óbvio, mas você não come tão bem quando está estressado, não dorme tão bem, suas interações com as pessoas não são as mesmas, sua motivação fica em falta, sua curiosidade pela vida e entusiasmo diminuem. Eu não estava encontrando momentos de silêncio e momentos de solitude. Percebi o quão importante era para mim encontrar os momentos mais calmos, então a meditação se tornou uma parte muito maior da minha rotina.”

Hemsworth é o primeiro a admitir que desacelerar não foi fácil (até brincando sobre meditação – “tão chata” – em Love and Thunder), mas foi necessário abrir um caminho para seguir em frente, e agora é um componente inegociável para sua rotina de bem-estar. “Ser paciente com o processo é importante, e não se destruir. É isso que vai frear qualquer progresso.”

Os Quarenta

Tendo completado 41 anos este ano, Hemsworth está profundamente ciente do papel que sua abordagem à saúde não só desempenhará em sua vocação, mas também em sua longevidade, e ele está aprendendo a adotar uma forma de ser mais sustentável.

“Estou um pouco mais amável e gentil comigo mesmo quando vou à academia”, ele diz sobre como sua abordagem ao treinamento mudou. “Eu costumava ter a mentalidade de que se eu não termino rastejando, não trabalhei duro o suficiente, o que não é necessário. Também estou ouvindo mais meu corpo, sendo paciente com o processo e não apenas me esmagando em cada sessão.”

Para manter um nível de condicionamento físico que dê uma base para uma infinidade de papéis que ele poderia potencialmente desempenhar (incluindo um suposto retorno ao Thor em 2025), Hemsworth se apega ao treinamento funcional em vez de levantar muito peso, o que ele admite ser tedioso.

“Eu levanto muito menos peso agora. Depois de fazer oito meses de levantamento de peso pesado em preparação para um papel como Thor, o corpo realmente grita por outra coisa. Você ainda quer estressar o músculo, mas pode fazer isso de maneiras diferentes que não destruam suas articulações ou sobrecarreguem o músculo e causem lesões.”

Entre os papéis principais, como ele está agora, Hemsworth e Zocchi fazem treinos mais curtos e intensos, priorizando circuitos de peso corporal de 40 minutos.

Enquanto ele viaja pelo mundo no modo estrela de cinema, é seu próprio aplicativo que mantém Hemsworth comprometido com sua nutrição, treinamento e atenção plena, conectando-o com Zocchi e etc onde quer que seus compromissos o levem.

Ele se mudou para Los Angeles no início deste mês para um período de filmagens, mas continua dedicado ao crescimento, certamente na área de fitness, mas também como empresário de bem-estar.

“Quero continuar a crescer e a expandir meu conhecimento e experiência, e fazer com que o Centr seja o lugar onde as informações mais recentes sobre saúde, condicionamento físico e bem-estar estejam. Temos a plataforma digital e agora mudamos para o espaço físico, vendendo equipamentos.”

E com um compromisso contínuo com o equilíbrio, há um elemento do Centr que Hemsworth se recusa a usar, por um motivo exclusivo dele. “Eu gravo muitas meditações para dormir no aplicativo, então não ouço minha própria voz para dormir”, ele diz, rindo do absurdo da ideia que, para muitos de nós, é o destaque do aplicativo. “Isso seria uma experiência um pouco estranha e provavelmente ineficaz.”

Eu rio também, encontrando calma no conhecimento de que não estou sozinho. Até o próprio Hemsworth acha seu barítono desorientador, um sentimento com o qual muitos que se encontram na órbita cada vez mais magnética dessa megastar – seja cinematográfica ou não – podem se identificar.

Postado por Fernanda em 05 de novembro de 2024 às 17:08
Twitter

Chris Hemsworth e Mark Ruffalo nos bastidores das gravações de "Crime 101" em Los Angeles, em Novembro.

🎥: micosaad via Tik Tok

Foto compartilhada por Chris Hemsworth em seu canal do Instagram "Health Hub" para divulgação do plano de treinamento HIIT do Luke Zocchi que está disponível gratuitamente como parte da campanha "7 Days Slay" do @CentrFit

Carregar mais
Próximos Lançamentos.

Limitless: Temporada 2 2025
Resgate 3 Sem data
Thor 5 Sem data
Vingadores 5 2027

As datas com ( * ) correspondem ao lançamento no exterior.
  • O Chris Hemsworth Brasil não representa o ator Chris Hemsworth e não possui vínculo com o mesmo ou seus agentes. As opiniões expressas aqui não representam necessariamente as opiniões do ator.