Christopher (Chris) Hemsworth nasceu no dia 11 de agosto de 1983 em Melbourne, Austrália e foi criado tanto na cidade natal como em Bulman, no Outback australiano. Chris é filho de Leonie, uma professora de inglês, e Craig Hemsworth, conselheiro de serviços sociais. O australiano também possui dois irmãos, Luke, o mais velho, e o caçula, Liam, ambos atores.
Chris ficou conhecido na Austrália por atuar por três anos na novela Home and Away. Inicialmente, em 2004 fez uma audição para o papel de Robbie Hunter na novela, porém não conseguiu o papel, interpretando mais tarde Kim Hyde no mesmo programa. Em decorrência do sucesso do personagem, Chris foi indicado duas vezes para o Logie Awards e ganhou na categoria de Novos Talentos mais Populares em 2005. Em 2007, Chris deixou a produção e o elenco de Home and Away.
Após deixar a novela se mudou para Los Angeles para tentar uma carreira internacional. Inicialmente Chris não teve muito sucesso, o que quase o levou a desistir da carreira de ator. Porém em 2009 veio sua primeira oportunidade internacional quando Chris interpretou o Capitão George Kirk, o pai de James T. Kirk no filme Star Trek. Após o filme de ficção, Chris também estrelou em filmes de ação e suspense, como The Cabin in the Woods (2011).
Após terem sido apresentados por um agente em comum, em 2010 Chris se casou com sua atual esposa, a atriz espanhola Elsa Pataky, no dia 25 de dezembro. Logo após, em 2011, ficou ainda mais conhecido internacionalmente ao interpretar Thor, o herói dos quadrinhos da editora Marvel Comics e fez sua entrada para uma das maiores franquias da atualidade, Os Vingadores, cujo último filme se tornou a maior bilheteria da história do cinema.
Em meio ao sucesso crescente, em 2012 Chris e Elsa Pataky foram pais pela primeira vez. No dia 11 maio de 2012 nasceu sua primeira filha, India Rose Hemsworth. Porém a família não parou aí. No fim de 2013 Elsa anunciou a segunda gravidez, dessa vez de gêmeos. Em 18 de Março de 2014 nasceram os dois meninos, Tristan e Sasha Hemsworth.
Após 2015 Chris passou a crescer ainda mais em Hollywood e aumentou seu leque de possibilidades, trabalhando em filmes de comédia e drama, provando ser um ator versátil, principalmente depois do sucesso de bilheteria de Thor: Ragnarok, em 2017 e do sucesso de críticas em Bad Times at the El Royale (2018).
O ano de 2019 também foi um grande ano para o ator. Além de fechar a franquia dos Vingadores, Chris entrou para o Pátio das Estrelas do Teatro Chinês em Los Angeles, junto com o elenco original de Vingadores, e foi selecionado para ganhar uma estrela na Calçada da Fama, em 2020 por seu trabalho na indústria cinematográfica. Além disso houveram outros grandes acontecimentos na vida do ator, como a fundação de sua produtora, a Thematic Entertainment, e o lançamento do aplicativo Centr.