Em 2016, durante a press de divulgação de ‘Star Trek: Beyond’, J. J. Abrams havia confirmado ao jornalista Scott Mantz que um quarto filme da franquia Star Trek iria acontecer e contaria com Chris Pine e o retorno de Chris Hemsworth, que começou sua carreira em Hollywood ao interpretar George Kirk, pai do Capitão Kirk, no filme de 2009.
Em uma entrevista para a Esquire, divulgada na última semana, os criadores “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” e escritores de “Star Trek Beyond” Patrick McKay e John D. Payne falaram sobre o filme que eles escreveram e que nunca entrou em produção.
“Eu adoraria falar sobre isso”, disse McKay à revista Esquire, abrindo em detalhes pela primeira vez sobre o filme “Star Trek” que nunca chegou a ser feito. “Trabalhamos em alguns filmes de ‘Star Trek’. O que você está perguntando seria o quarto da franquia, reunindo Chris Hemsworth e Chris Pine. O conceito era que, através de uma peculiaridade cósmica no mundo de ‘Star Trek’, eles teriam a mesma idade. Seria uma grande aventura espacial de pai e filho – pense em ‘Indiana Jones e a Última Cruzada’ no espaço. Ficamos realmente emocionados com isso.”
McKay disse que eles escreveram um “vilão original” para o filme e que o roteiro tinha “uma ideia de ficção científica muito legal inspirada em ‘2001: Uma Odisseia no Espaço'”.
“Trabalhamos nisso por dois anos e meio com Lindsey Weber, nossa produtora executiva de ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’, e um diretor incrível, S.J. Clarkson”, acrescentou McKay. “O filme acabou caindo por terra e realmente foi uma tristeza para nós… adoraríamos fazer esse filme. Eu queria dar um pequeno spoiler do filme, uma parte emocionante, que é como eles se encontram. Podemos fazer isso, JD?”.
Payne assumiu a conversa e disse: “Há um episódio de ‘Star Trek: The Next Generation’ chamado ‘Relics’ onde eles encontram Scotty, que está preso em um transportador há algumas décadas, e eles podem ter uma aventura legal com ele. Nossa presunção era: ‘E se, pouco antes do Kelvin colidir com aquele enorme navio de mineração, George Kirk tivesse tentado se transportar para o ônibus de sua esposa, onde seu filho, Jim Kirk, acabara de nascer? E se a nave não tivesse explodido completamente – e se tivesse deixado algum lixo espacial?’”.
“Pense em quando você vai enviar uma mensagem, começa a digitar mas não a envia”, continuou Payne. “Do outro lado, eles veem aqueles três pontinhos que alguém está digitando. É como se o transportador tivesse absorvido seu padrão no buffer de padrões, mas não o cuspiu do outro lado. Na verdade, era uma cópia salva dele que estava no computador”.
McKay concluiu: “Então a aventura é que Chris Pine e a tripulação da Enterprise precisam procurar os destroços do navio em que seu pai morreu por causa de um mistério e de um novo vilão. No navio, eles tropeçam no corpo de seu pai. Eles o transportam e ele não tem ideia de que o tempo não passou e que está olhando para o filho. Então a aventura começa a partir daí”.
A Paramount descartou o projeto, e o destino de um quarto filme de “Star Trek” continua sendo um ponto de interrogação. O estúdio cortejou nomes como Quentin Tarantino e Noah Hawley para desenvolver roteiros para o filme, mas nenhum dos roteiros passou do desenvolvimento.